CRIATURAS MITOLÓGICAS

Nas mitologias, sempre tiveram a presença de várias criaturas poderosas que foram amaldiçoadas, ou simplesmente nasceram assim. Mitologia nórdica, grega, egipcia e várias outras que existem pelo mundo... Hoje, decidimos falar sobre essas criaturas mais estranhas das mitologias. 

A mitologia grega, com certeza é um dos universos mais vastos de cultura e personalidades. No blog anterior, falamos sobre Zeus, o deus mais rancoroso e vingativo do Olimpo. E agora, falaremos sobre uma criatura que Zeus amaldiçoou. 
Seu nome... 


LICAÃO 
Licaão era um rei que foi amaldiçoado por Zeus. O deus o transformou em metade humano e metade lobo. Literalmente um lobisomen. O que ele fez para merecer esse castigo? Licaão ia contra a lei da hospitalidade. Os deuses do Olimpo tinham uma lei rígida sobre isso. Todas as pessoas que chegassem em sua casa procurando comida, água e tudo isso, o anfitrião deveria aceitá-lo com hospitalidade. Porém o rei pegava os forasteiros que iam até sua cidade, os matava e fazia um banquete com suas carnes. Ele se servia de carne humana. Zeus, furioso com isso, o amaldiçoou transformando o mesmo em um metade homem e metade lobo. 



MEDUSA 
Mais uma criatura da mitologia grega. Medusa foi amaldiçoada injustamente... Ela é uma vítima de tudo isso. Medusa era uma devota de atena, a deusa da sabedoria. Entretanto, o deus poseidon, outro lunático e egocêntrico, abusou dela. Atena ao descobrir que sua devota teve relações sexuais, a amaldiçoou a transformando em uma criatura horrenda. E todas as pessoas que olhassem para ela, rapidamente se tornariam pedra. Mais tarde, essa pobre criatura seria morta por Perseu. 



MINOTAURO
Minotauro foi mais um amaldiçoado. Poseidon certa vez presenteou um homem com um touro para sacrifício. Entretanto esse touro era tão belo que o homem não o sacrificou. Dando lugar a sacrifício, outro touro. Poseidon furioso, fez cupido atirar sua flecha em uma mulher para que essa mulher se apaixonasse naquele touro. Então, houve uma relação. Por mais bizarro que isso possa parecer, dessa relação, nasceu o amaldiçoado Minotauro. Metade homem, metade touro. Uma besta furiosa jogada em um labirinto para devorar todos aqueles que entravam nesse labirinto. Mais tarde, Teseu matou essa criatura. 



FENRIR
Direto da Mitologia nórdica, Fenrir era um lobo feroz filho de Loki. Na verdade, um dos filhos de Loki. Com medo do que esse lobo viria a se tornar, os deuses pedem para os anões produzirem uma corrente capaz de prender Fenrir. 
Mas para prender, eles fizeram um desafio para o lobo, tal qual ele não seria capaz de destruir aquelas correntes. A criatura aceita, mas pede para que um dos deuses colocassem sua mão dentro da boca do mesmo. Caso houvesse trapaça, Fenrir arrancaria a mão fora com uma mordida. O único a aceitar é Tyr(deus da guerra). Ao ver que não conseguia quebrar as correntes e foi trapaceado, Fenrir arranca a mão de Tyr com uma dentada. Tyr sacrificou sua mão para prender o filho mais mortal de Loki. Futuramente esse lobo feroz retornaria para o ragnarok. 


JORMUNGANDR 
Mais um dos filhos de Loki. Uma serpente gigantesca que consegue girar em volta do mundo. Uma criatura gigantesca que foi jogada nos mares pelos deuses. Jormungandr também retorna ao ragnarok e luta contra Thor, o deus do trovão. 


CERBERUS 
Direto do submundo da mitologia grega, está Cerberus. Essa criatura é o responsável por guardar as almas para que elas não fujam do submundo. Cerberus é praticamente um cão de guarda de Hades. 


AMMIT 
Ammit é uma criatura da mitologia egipcia. Ele é uma metamorfose bizarra com a cabeça de um crocodilo, parte da frente de um felino e traseira de um hipopótamo. Ele era o responsável por devorar as almas que não passassem pelo julgamento. Ele ficava próximo à balança do destino enquanto Anubis fazia seu julgamento. Caso o julgado não passasse, Ammit estava lá para devorar a alma. 


TIFÃO
Tifão, o deus dos desastres naturais era uma criatura criado por Gaia para causar a desgraça de Olimpo e destronar Zeus. Entretanto, Zeus consegue destruir essa criatura jogando dentro de um abismo sendo soterrado por rochas. Porém antes de ser derrotado, Tifão ainda foi capaz de causar uma desgraça enorme em sua cidade. 




MAPINGUARI 
Diretamente da mitologia brasileira, temos o Mapinguari. Uma das criaturas mais grotescas e bizarras do nosso folclore. Ele tem uma boca enorme na altura do peito e barriga, totalmente feroz e apenas com um olho no meio da cabeça. Ele reside na região amazônica e causa temor por quem passa por lá. 


PÉGASO 
Uma criatura majestosa da mitologia grega. O Pégaso é um cavalo alado filho de medusa e Poseidon. Quando medusa foi morta, de seu sangue nasceu Pégaso. O primeiro a montar nesse cavalo alado foi o herói Belerofonte. 



Conclusão..  
Os humanos são capazes de criar várias histórias incríveis e criaturas extraordinárias para explicar alguns fatos que ocorriam no passado que não compreendiam na época. Até hoje essas criaturas são usadas em jogos, filmes, e alguns acreditam até hoje nesses mitos... Bom, nunca sabemos. 

Comentários